CO₂ e temperatura: péssima correspondência

CO2 e temperatura

Desde março de 1958, que foi declarado Ano Geofísico Internacional e a partir do qual se impulsionaram diversos projetos de estudos sobre a Terra, se mede com precisão e regularidade diária o conteúdo de CO₂ na atmosfera. O mérito se deve sobretudo à tenacidade de Charles Keeling, recentemente falecido. Foi ele que durante anos realizou esse trabalho silencioso em um observatório instalado na encosta do Mauna Loa, no Havaí, longe de qualquer ponto de emissão local que distorcesse o resultado. Esta série de medidas do CO₂ é a que se costuma tomar como indicativa da evolução global.

Em um recente artigo, vemos o gráfico acima, onde se compara mês a mês a concentração de CO₂ na atmosfera e a evolução da temperatura média no hemisfério norte, desde março de 1958 até o ano de 2004. O gráfico da temperatura (em vermelho) foi traçado a partir dos dados do organismo conjunto do Escritório de Meteorologia do Reuno Unido e da Universidade de Anglia do Leste (Had-CRU). Baseia-se nas anomalias mensais em relação às médias.

Observa-se claramente que durante mais de 300 meses, de 1958 a 1988, na primeira metade do período, o incremento do CO₂ absolutamente não veio acompanhado por uma elevação das temperaturas. E nos últimos 10 anos, ainda que não se veja claramente na figura, tampouco. À vista do que se vê, é enganoso estabelecer uma correlação automática e mensurável, como muitos crêem, entre o incremento do CO₂ na atmosfera e a elevação das temperaturas.

Ref.: Gerhard Kramm, Comment to “Recent Climate Observations Compared to Projections” by Rahmstorf et al.

O post acima é uma tradução livre do blog CO₂, de Antón Uriarte. Para ver o original, clique aqui

Anúncios

0 Responses to “CO₂ e temperatura: péssima correspondência”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Acessos ao blog

  • 456,425 acessos

Responsável pelo blog


%d blogueiros gostam disto: