Derretimento ou congelamento?

Outra vez, TVs e jornais alardeiam mais uma prova da mudança climática: um iceberg com cerca de 400 km² destacou-se da plataforma de Wilkins, no lado ocidental da Península Antártica.

Não sei por que, mas não fizeram nenhuma menção ao fato de que, em setembro do ano passado, no final do inverno austral, a superfície de gelo que se forma todos os anos sobre o mar no hemisfério sul nessa época bateu o recorde de extensão desde 1979, com mais de 16 milhões de km², quase dois Brasis!

Southern Hemisphere Sea Ice Area

Fonte: Polar Sea Ice Cap and Snow – Cryosphere Today

O gráfico, com dados do NSIDC e da NASA, mostra a área de gelo sobre o mar no hemisfério sul e sua variação anual desde 1979. Como se pode observar, todos os anos desde então o gelo se derrete na primavera e no verão, mas – pasmem – volta a se formar no outono e no inverno…

E então, houve derretimento ou congelamento? Na primavera e no verão, o gelo se derrete; no outono e no inverno, o gelo se forma novamente. Ano após ano, tem sido assim; às vezes, um pouco mais, às vezes, um pouco menos.

No caso específico da Antártida, uma superfície maior que um Brasil e meio se derrete e volta a se formar, ano após ano. Em termos médios, não houve nenhum aquecimento nesse período, senão o contrário. Houve sim uma ligeira redução das temperaturas médias. Mas isso não é catastrófico e portanto não merece nenhum destaque na mídia…

O post acima é uma tradução livre do blog CO₂, de Antón Uriarte. Para ver o original, clique aqui

0 Responses to “Derretimento ou congelamento?”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Acessos ao blog

  • 419,417 acessos

Responsável pelo blog


%d blogueiros gostam disto: