Temperatura

1951 a 2000 

Na segunda metade do século XX, segundo cálculos oficiais (da GISS-NASA), a temperatura média subiu 0,4 °C. O aumento foi muito irregular, no tempo e no espaço (mapa acima).

O curioso é que em grande parte da Antártida e da Groenlândia, especialmente na sua costa oeste, que dá para o Mar de Baffin e onde desembocam seus maiores glaciares, a temperatura, segundo a tendência linear estatística, diminuiu. É curioso, não porque não se sabia, mas porque a propaganda oficial tem feito todo o possível para ocultá-lo. E conseguiu. Um dos truques foi fazer as pessoas acreditarem que o aquecimento registrado na Península Antártida (ver mancha vermelha) era o aquecimento de toda a Antártida, embora na realidade essa península represente uma pequena área daquele continente. E outro, contar o que ocorreu na Groenlândia em um curto período recente de aquecimento (2002 a 2005, que em 2006 não se verificou) e esconder assim a longa série da segunda metade do século XX.

Os modelos, aplicados ao passado, são incapazes de explicar e reproduzir o mapa acima. Nos mapas dos modelos, por exemplo, o efeito estufa faz com que as regiões polares se aqueçam muito mais que as regiões tropicais, mas isso não foi assim (ainda que 10.000 vezes nos digam o contrário) em toda a segunda metade do século XX.

E o século XXI. Só temos oito anos deste século. É muito pouco para determinar uma tendência. Não obstante, a página do GISS-NASA permite a qualquer um construir mapas com seus dados. Abaixo está o mapa de tendência correspondente a 2001-2007. O aumento global é de 0,09 °C. Nestes anos sim aumentou a temperatura no Ártico. Mas não foi assim em outras latitudes.

2001 a 2007

Fonte: GISS-NASA

post acima é uma tradução livre do blog CO2, de Antón Uriarte. Para ver o original, clique aqui

Anúncios

0 Responses to “Temperatura”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Acessos ao blog

  • 434,818 acessos

Responsável pelo blog


%d blogueiros gostam disto: