We can solve it: o “exército verde” de Al Gore

O ex-vice-presidente dos EUA Al Gore e a fundação Aliança para a Proteção do Clima iniciaram uma campanha publicitária de três anos com um orçamento de 300 milhões de dólares para recrutar 10 milhões de advogados e ativistas para criar leis que sirvam para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A campanha foi apresentada no programa 60 Minutos de domingo passado. O primeiro anúncio da campanha, na web We can solve it (podemos resolvê-lo), compara a luta contra a mudança climática com a invasão à Normandia e o movimento norte-americano pelos direitos civis.

Na apresentação da campanha há alguns dias, Cathy Zoi disse que o objetivo será replicar o sucesso de campanhas publicitárias anteriores da administração dos EUA, como a que apareceu um ovo frito com o lema “seu cérebro quando você usa drogas”, ou outra em que apareceu um índio norte-americano chorando diante da visão de uma paisagem completamente contaminada.

John P. Murry, professor associado de marketing na Universidade de Iowa e que estudou as campanhas publicitárias da administração norte-americana, assegura que o orçamento poderia ser inadequado:

“Acredito que o orçamento para a campanha contra a mudança climática teria que ser 10 vezes maior. Coca-Cola e Pepsi gastam a cada ano mais de um bilhão de dólares em propaganda. Nestes termos, 100 milhões por ano me parece muito pouco”.

Alguns especialistas em comunicação viram que o público norte-americano está muito dividido com relação a estes assuntos e que o problema quase nunca aparece nas preocupações dos eleitores. Zoi assegurou que o objetivo é recrutar pessoas influentes.

“Pessoas que falam com muito mais pessoas a cada dia do que a mídia normal”.

O anúncio teve bastante repercussão na blogosfera norte-americana, ainda que muito diferenciada. Enquanto algumas reações eram de apoio total, também há quem se pergunte, seguindo a controvérsia do financiamento dos projetos de Gore, de onde sairão aqueles 300 milhões, ou que esse dinheiro poderia ser gasto em pesquisas energéticas.

Fonte: New York Times

 

Anúncios

0 Responses to “We can solve it: o “exército verde” de Al Gore”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Acessos ao blog

  • 434,818 acessos

Responsável pelo blog


%d blogueiros gostam disto: