Menino ou menina?

Nos continentes e ilhas da faixa tropical (20°N a 20°S) vivem mais de 2 bilhões de pessoas. Nessa faixa se encontram, entre alguns oásis de riqueza, as populações mais pobres do planeta. Os alarmistas e comentaristas desinformados insistem que são esses os países mais afetados por nossas emissões de CO₂ e pela suposta mudança climática que em escala global se produz. Uma desinformação causada às vezes pela má fé, outras pela ignorância e, muitas vezes, pela facilidade de se deixar levar pelo sabor da corrente.

Faixa tropical

 

 

Entretanto, as medições por satélite indicam que a evolução da temperatura nas últimas décadas, no conjunto dessa faixa, não é tão catastrófica como dizem.

E mais, a temperatura média no mês de março de 2008 esteve quase meio grau Celsius abaixo da média do período de referência, de 1979 a 1998 (1979 foi o ano em que começaram a fazer medições por satélites). O fator mais importante foi a redução das temperaturas no Pacífico, devido a La Niña. De maneira inversa, o aumento das temperaturas em 1998 foi devido a El Niño. El Niño e La Niña são fenômenos naturais que afetam os movimentos das massas de água no oceano e praticamente não podem ser correlacionados com as emissões de CO₂ causadas pelo homem.

Desvio da temperatura média mensal na faixa tropical de 1990 a 2008

 

Acima se vê a evolução do desvio da temperatura média desde janeiro de 1990 até o passado mês de março de 2008 na faixa tropical. Os dados se referem à temperatura da atmosfera superficial (a baixa troposfera) e foram obtidos por satélites denominados MSU (Microwave Sounding Unit) que captam as radiações em microondas que emite o oxigênio do ar e determinam assim a temperatura.

Ref.: Universidade de Alabama em Huntsville, UAH

O post acima é uma tradução livre do blog CO₂, de Antón Uriarte. Para ver o original, clique aqui

0 Responses to “Menino ou menina?”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Acessos ao blog

  • 419,417 acessos

Responsável pelo blog


%d blogueiros gostam disto: