Assim vai o Século: 0,00

A seguir, os mapas (azimutais, centrados no Equador, um em 0° de longitude e o outro em 180°) que representam as mudanças de temperatura em graus Celsius (segundo os extremos da tendência linear) nos invernos de 2001 a 2008 no hemisfério norte (meses de dezembro, janeiro e fevereiro).

Temperatura Change 0

Longitude 0°

Temperature Change 180

Longitude 180°

Os mapas foram construídos graças aos dados da página Web do Instituto Goddard da NASA, dirigido pelo “aquecimentista” oficial James Hansen (abaixo se explica o procedimento). Que raiva deve dar ao chefe que se leve já quase oito anos deste Século e que os cálculos da variação média da temperatura global nesse período dêem como resultado 0,00.

Em tons cálidos, amarelos e alaranjados, aparecem as zonas em que houve aquecimento. Destaca-se especialmente a zona do Ártico ao norte da Sibéria. Em tons frios, azuis, aparecem as zonas de resfriamento. Destaca-se especialmente o Alaska. No mais, notam-se poucas mudanças. E o CO2, claro, continuou aumentando em todas as partes… Noutro dia veremos os mapas de verão.

Referência: GISS

Para construir os mapas, primeiro é preciso baixar o programa NASA GISS: Panoply netCDF Viewer. Depois, constrói-se o mapa de tendências (trends, 2001-2008, inverno, com oceanos incluídos) entrando em mapas do GISS e descarregando (abaixo) em netCDF. Finalmente, abri-lo com Panoply e escolher a escala e projeção cartográfica que se queira. É divertido.

O post acima é uma tradução livre do blog CO2, de Antón Uriarte. Para ver o original, clique aqui

.

Anúncios

0 Responses to “Assim vai o Século: 0,00”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Acessos ao blog

  • 434,818 acessos

Responsável pelo blog


%d blogueiros gostam disto: