Os trópicos não se aquecem

Se as medições indicam que não houve elevação das temperaturas em escala global nos últimos dez anos, pode-se dizer que na zona tropical não houve elevação nos últimos 30 anos. Qualquer que seja a forma de medição: com satélites, com globos ou com estações meteorológicas.

Temperaturas nos trópicos

O gráfico acima mostra a evolução das anomalías (diferenças em relação às médias) das temperaturas em graus Celsius na zona tropical (20°N a 20°S) e foi extraído da página web do Met Office. Espero que o copyright real e o autor não se incomodem porque foi utilizado o método CCeT (corta, cola e traduz) para apresentá-lo aqui.

As medições de satélites se referem à baixa troposfera, que é a camada de ar entre o solo e uns 3 a 4 mil metros de altura. Medem a temperatura do ar pela captação que fazem das microondas que emite o oxigênio. Começaram em 1979. Dois organismos, mais ou menos vinculados à NASA, publicam todos os meses seus resultados. São a UAH (Universidade do Alabama em Huntsville) e RSS (“Remote Sensing Systems”). Podem ser acessados através da web e cada vez somos mais os que os consultam (aqui e aqui).

Aparece também no gráfico a evolução das temperaturas medidas por rádio-sondagem com globo na baixa troposfera e que se realizam de forma periódica em diversas estações (não muitas) nessa zona.

E finalmente, em verde, aparece a evolução das temperaturas médias a partir dos dados de termômetros em estações meteorológicas em terra.

Ciclones, tufões, furacões, inundações e secas, Niños e Niñas, migrações e fome, perda de biodiversidade, tsunamis, etc., …, todo o trópico afetado pelo CO₂ e pelas mudanças climáticas. E, no entanto, o essencial do aquecimento global – o aquecimento em si – resulta inapreciável nessas três últimas décadas.

Ref.: Met Office

O post acima é uma tradução livre do blog CO₂, de Antón Uriarte. Para ver o original, clique aqui

.

0 Responses to “Os trópicos não se aquecem”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Acessos ao blog

  • 419,417 acessos

Responsável pelo blog


%d blogueiros gostam disto: