A África não se seca

Uma das mentiras rotineiras da imprensa ocidental é atribuir parte da fome na África, especialmente no Sahel, ao CO₂ e à mudança climática que desertifica esse território. Uma hedionda mentira.

O Sahel é uma faixa do território africano situado entre as areias do Saara e as savanas e selvas do Golfo da Guiné e da África Central. O Sahel só recebe chuvas no verão, quando a baixa pressão térmica causada pelo calor do Saara suga e impulsiona terra adentro ar úmido do Atlântico. As chuvas nunca são muito abundantes. Entre os anos 50 e os anos 80, tenderam a diminuir. Precisamente, aquelas décadas coincidiram com uma diminuição da temperatura média global. A escassez hídrica, aliada a um excesso de gado caprino e propiciada por chuvas abundantes nos anos 50, produziram uma forte erosão dos terrenos.

Mas desde os anos 80, a situação voltou a melhorar. Vejo na Internet uma notícia da agência Reuters, que não será divulgada por ninguém, que diz que neste ano a colheita de grãos bateu um recorde no conjunto dos países que configuram esse território: Senegal, Mauritânia, Burkina Faso, Mali, Niger e Chad. Como se vê no gráfico, a precipitação deste verão foi também superior à média do período de 1950 a 2008.

Entretanto, os pobres ali seguem morrendo de fome. Não têm dinheiro para comprar grãos, cujo preço, que começou a aumentar nos EUA, primeiro exportador mundial de milho, seguiu aumentando em todas as partes e se estendeu a todos os cereais. O desvio nos EUA de 30% do milho para a fabricação de etanol, outra grande idéia de inspiração ecologista, tem grande parte da culpa pelo aumento. E não exatamente a “mudança climática”.

Ref.: Sahel Africans face hunger despite bumper harvest, Sahel rainfall index

O post acima é uma tradução livre do blog CO₂, de Antón Uriarte. Para ver o original, clique aqui

.

0 Responses to “A África não se seca”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Acessos ao blog

  • 419,417 acessos

Responsável pelo blog


%d blogueiros gostam disto: