Nível do mar, especialistas e turistas

Copenhagen 2009

Diz o grupo de supostos especialistas reunidos em Copenhagen nestes dias para chegar a um acordo sobre as mudanças climáticas, sobre o aquecimento global e sobre as emissões de CO2 que o nível do mar subirá entre 50 cm e 1 metro até 2100, afetando 10% da população mundial.

Vamos explicar as críticas do título e do parágrafo anterior:
• há 2.000 participantes e 1.600 apresentações: isto quer dizer que o assunto só interessa a 400 colegas, ou ainda, que o assunto só interessa aos próprios participantes. E o resto, não se preocupa com as mudanças climáticas? (é uma afirmação um pouco malvada, eu sei, mas não está isenta de verdade).
• “supostos especialistas” vai pelos economistas e políticos que falam de meio ambiente, ou de gases de efeito estufa. Tudo bem que façam contas e que cheguem a compromissos ambientais, mas se um economista é o assessor do meio ambiente, haverá alguma coisa falha nas prioridades.
• o último IPCC de Pachauri & Cia. dizia que seria de até 50 cm a elevação do nível do mar, mas agora é o dobro porque não se havia considerado o grande degelo da Groenlândia e do Ártico. Todos tranquilos que amanhã se derreterá algo mais e mais depressa para que o aumento do nível do mar supere esse metro até o fim do século.
• os cientistas não são capazes de prever com exatidão o tempo depois de amanhã, mas acham que sabem quanto subirá o nível do mar dentro de quase 100 anos. Fala sério…

Mas esta estória pode ser escrita de outra forma:
“Os cientistas presentes na conferência de Copenhagen chegaram à conclusão de que, se durante os próximos 90 anos, o nível do mar subir mais de três vezes o que tem subido nos últimos séculos, chegaremos a superar um metro sobre o nível atual”. Mas isso, ainda que igualmente certo, ou incluso mais, não é alarmista.

Cada um que pense o que quiser, vai dar na mesma, porque nós todos também emitimos CO2, os culpáveis são os que determinam as políticas energéticas e eu já economizo tudo que posso. (Essa frase é para a polêmica).

Link para a reunião sobre mudanças climáticas de Copenhagen.

O post acima é uma tradução livre do blog Biocarburante.com, de Ignácio de Miguel. Para ver o original, clique aqui

.

Anúncios

0 Responses to “Nível do mar, especialistas e turistas”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Acessos ao blog

  • 434,818 acessos

Responsável pelo blog


%d blogueiros gostam disto: