CO

Ainda é muito frequente que os repórteres, por dóceis e ignorantes, se desculpem dizendo que são de letras e que por isso lhes resulta difícil discernir o CO do CO₂, colocando assim os dois gases no mesmo saco: o saco preto dos produtos tóxicos e contaminantes.

O CO (monóxido de carbono) mata e o CO₂ (dióxido de carbono) é a base da vida na Terra, tal e como a conhecemos, ao combinar-se com a água no milagre da fotossíntese. Difícil que o aceitem e impossível que o escrevam. O máximo que dirão é que as plantas “limpam” de CO₂ o ar, não que o necessitam imperiosamente, como a água.

CO-1

A concentração global média de CO na atmosfera é, afortunadamente, muito inferior à de CO₂. Acima se vê um mapa do Instituto IUP da Universidade de Bremen com a concentração heterogênea de CO no planeta, segundo o número de moléculas existente em toda a coluna vertical da atmosfera (por isso também aparece menos CO em regiões altas como o Himalaia).

Os tons avermelhados, que indicam uma concentração maior, se estendem pela África tropical e são produzidos por incêndios em florestas e savanas. Os ventos alísios, que sopram do leste, estendem a mancha pelo Atlântico. Por outra parte, a mancha ES estende também pela Índia, sudeste asiático e China. A origem é uma combinação de queima de biomassa e contaminação industrial, que logo os ventos do oeste transportam ao Pacífico.

Apesar da propaganda enganosa ecologista, os níveis de contaminação do ar têm diminuído em todos os países desenvolvidos nas últimas décadas. Uma prova significativa disso é o gráfico abaixo da evolução do CO em 136 locais de amostragem nos EUA durante o período de 1980 a 2007. Houve uma redução à quarta parte (2 ppm) nos últimos 30 anos, embora tenha havido aumento do consumo de gás natural, carvão e petróleo.

CO-2

Ref.:  SCIAMACHY WFM-DOAS: Main page
Carbon Monoxide | AirTrends | Air & Radiation | EPA

post acima é uma tradução livre do blog CO₂, de Antón Uriarte. Para ver o original, clique aqui

.

0 Responses to “CO”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Acessos ao blog

  • 419,417 acessos

Responsável pelo blog


%d blogueiros gostam disto: