Spencer e Christy

Temperaturas UAH abril 2009
Do excelente blog de Roy Spencer tomamos o gráfico acima. Representa a evolução da temperatura na atmosfera superficial (entre 0 e uns 3.000 metros de altura) com medições feitas por satélite, a partir das microondas que emite o ar. A linha, sobretudo a suavizada polinomicamente, coincide bastante bem com as medições feitas por termômetros na superfície. O próprio Roy Spencer, junto com John Christy, da Universidade de Alabama em Huntsville (UAH), se encarregam de calculá-las a partir dos dados brutos fornecidos pela NASA aqui. O começo das medições remonta a 1979, ou seja, há quase 30 anos. Suficiente período para observar a insignificância do aquecimento global, com possibilidade de que esteja começando um período de suave resfriamento.

A temperatura média global no passado mês de Abril de 2009 somente superou em 9 centésimos de grau Celsius a média desse mês no período de referência (1979 a 1998).

Roy Spencer mantém um blog cético militante (“negacionista” diriam os ásperos jornalistas que não tem nem idéia do que falam, como Lluis Bassets do El País, para quem ser cético do aquecimento climático catastrófico causado pelo CO₂ é, por exemplo, a marca indelével de maldade que leva inscrita atrás o presidente europeu Vaclav Klaus, o mesmo que o demônio leva – um rabinho – na mesma parte).

John Christy é companheiro de Roy Spencer e junto com ele publica mês a mês os resultados, que podem ser consultados nesta página aqui. Pois bem, John Christy tem a particularidade de que, além de ser doutor em Ciências Atmosféricas e autor do relatório do IPCC de 2001, estudou teologia e foi missionário evangelista durante vários anos na África. Mesmo sendo um reputado cético, por não crer que o aquecimento global causado pelo CO₂ seja um grave problema para a humanidade, ultimamente ele prefere não fazer muitas declarações e ater-se aos dados, que é o que deveriam fazer mais de um jornalista.

O post acima é uma tradução livre do blog CO₂, de Antón Uriarte. Para ver o original, clique aqui

.

0 Responses to “Spencer e Christy”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Acessos ao blog

  • 419,417 acessos

Responsável pelo blog


%d blogueiros gostam disto: