O uso do carvão não para de crescer

TWEGbFA utilização do carvão mineral como fonte de energia para a geração de eletricidade não para de crescer em todo o mundo, e o uso da energia nuclear continua caindo. Pelo menos, é o que está ocorrendo nesse início de Século XXI.

Em 2006 (últimos dados publicados), as centrais termoelétricas a carvão produziram 41% da eletricidade global (38,1% em 1999). Em 2006, as centrais nucleares produziram 14,8% da eletricidade global (17,2% em 1999).

O carvão mineral é abundante e barato em todo o mundo, menos no Brasil. Por aqui, fomos abençoados com um enorme potencial hidroelétrico…

O realmente moderno é construir centrais térmicas limpas que utilizam o carvão mineral, mas que já não emitem nem fuligem, nem SO₂. É o que estão fazendo na China, contava outro dia o New York Times.

Modernos são os chineses.

Ref.: World Coal Institute
China far outpaces U.S. in building cleaner coal-fired plants

post acima é uma tradução livre do blog CO₂, de Antón Uriarte. Para ver o original, clique aqui

.

1 Response to “O uso do carvão não para de crescer”


  1. 1 Tadeu Santos 05 fevereiro 2010 às 8:10 pm

    Se está crecendo, é apenas na China e na India. Não existe nenhuma outra tecnologia que a convecional suja aplicada na extração e queima do carvão mineral. Podem até existir teoricamente, mas a mais valia não permite. O único avanço nos últimos 50 anos foi a criação da broca / furadeira expelindo água para evitar a poeira, poeira que causava a pneumonoconiose. Não existe queima zero e nem emissão limpa neste planeta,
    poderá haver no futuro, mas daí é problema das futuras gerações, que decidirão a sua utilização. O sul de SC é uma prova de que o carvão dá um lucro exagerado às mineradoras e degrada os recursos naturais, além de matar o mineiro com a doença do pulmão negro.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Acessos ao blog

  • 419,417 acessos

Responsável pelo blog


%d blogueiros gostam disto: