Conceito moral

Deveríamos rever o discurso sobre o conceito moral do CO₂. Entretanto, se você diz que o CO₂ não é ruim, que é bom, os temerosos de esquerda dizem que você é um louco perigoso e os cínicos de direita sorriem condescendentes, mas continuam na sua…

O perigo para as plantas seria ficarmos sem CO₂! Isso é uma verdade bem conhecida dos biólogos decentes. E um artigo publicado na revista Nature há duas semanas e escrito por vários especialistas dos ciclos de carbono reconfirmam implicitamente esta verdade, já que fazê-lo explicitamente é desaconselhável.

O artigo se intitula “O papel das plantas terrestres em limitar o declive do CO₂ atmosférico nos últimos 24 milhões de anos”.

CO2 Mioceno

Como se vê na figura acima, acredita-se (por um estudos baseado em alquenonas) que há pelo menos 50 milhões de anos o CO₂ atmosférico vinha diminuindo a tropeções. A redução parece que se deteve no princípio do Mioceno, há uns 24 milhões de anos, e os articulistas defendem a hipótese de que foi devido ao fato de que havia já tão pouco CO₂ que as florestas se tornaram menos produtivas. Ocorre que, com tão pouco CO₂, com um limite de cerca de 200 ppm, as árvores tropicais já não têm suficiente CO₂ para “comer” (através da fotossíntese) e começam a minguar, beneficiando as ervas e arbustos com raízes menos profundas e incapazes de meteorizar as rochas silicatadas. A meteorização dos silicatos é um processo físico-químico pelo qual a degradação de rochas provoca uma redução do CO₂ atmosférico. Este processo se tornou cada vez menos intenso, na medida que, ao baixar muito o conteúdo de CO₂ na atmosfera, as florestas tropicais começaram a definhar. Graças a esse feedback negativo, o CO₂ parou de diminuir e a vegetação planetária sobreviveu.

Resumindo em uma única frase: emita CO₂ que as plantas o necessitam. A vida na Terra agradece!

Ref.: “The role of terrestrial plants in limiting atmospheric CO₂ decline over the past 24 million years”, Mark Pagani, Ken Caldeira, Robert Berner & David Beerling, Nature, 2 July, 2009

O post acima é uma tradução livre do blog CO₂, de Antón Uriarte. Para ver o original, clique aqui

.

3 Responses to “Conceito moral”


  1. 1 Evilásio Soriano de Cerqueirq 24 agosto 2009 às 7:35 pm

    Tive a oportunidade de conhecer seu blog hoje.
    Parabéns…! É ótimo…!
    Abraços,
    Evilásio.

  2. 2 grace 27 agosto 2009 às 6:37 pm

    Desde o colegial que eu sabia da importancia do CO2 no processo da fotossíntese, só não imaginava como ele é indispensável pro crecimento da floresta. Parabens e obg. pelo esclarecimento.


  1. 1 O escândalo cientificista « Arauto do Futuro Trackback em 03 dezembro 2009 às 10:21 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Acessos ao blog

  • 419,417 acessos

Responsável pelo blog


%d blogueiros gostam disto: