Cada vez menos poluição

Apesar da propaganda desmoralizadora dos jornais, revistas e telejornais que, dia após dia, culpam o progresso industrial – e especificamente o aumento do consumo de eletricidade – por supostamente termos uma atmosfera cada vez mais irrespirável, o certo é o contrário.

A seguir, um gráfico com o aumento do produto interno bruto nos EUA nas últimas duas décadas, que foi acompanhado de um aumento considerável na geração e no consumo de energia elétrica, freado apenas pela crise atual. Este aumento na geração e no consumo de energia elétrica vem, fundamentalmente, de uma maior eficiência das plantas termoelétricas, especialmente as a carvão. O carvão fornece aproximadamente 50% da eletricidade nos EUA e não parece que vai diminuir, pelo menos nas próximas décadas.

Emissões SO2 e NOx nos EUA

Mas apesar do aumento na geração de energia elétrica, os poluentes associados à queima de combustíveis fósseis – óxidos de enxofre e de nitrogênio – reduziram-se drasticamente, graças às melhorias tecnológicas das turbinas e das plantas termoelétricas. O assunto das chuvas ácidas com o qual tanto nos assustaram na década dos 80 já nem se ouve falar.

As atmosferas irrespiráveis se localizam precisamente nos lugares de alta densidade de população e aonde ainda não chegaram os métodos modernos de geração de energia elétrica. Mas apesar dos obscurantistas de plantão – que desgraçadamente são maioria – os mais pobres da Ásia, da África e da América Latina, graças ao uso massivo de carvão em centrais termoelétricas modernas, terão também cada vez mais luz e melhor ar para respirar.

O post acima é uma tradução livre do blog CO₂, de Antón Uriarte. Para ver o original, clique aqui

.

Anúncios

3 Responses to “Cada vez menos poluição”


  1. 1 Missao Tanizaki 20/12/2009 às 07:57

    Alerta: cuidado com os oportunistas e aproveitadores

    É preciso redobrar os cuidados – neste momento que se noticiam fraudes e falsidade sobre o aquecimento global, estão surgindo muitos aproveitadores / oportunistas. Indivíduos não-éticos que permaneceram calados e agora começam apresentar manifestações para ver se conseguem abrir espaços perigosos para ampliar seus lucros a qualquer custo.

    O aquecimento global é um lado da moeda que pode ser uma fraude e falsidade, como afirma o pesquisador – existe a outra face da moeda que são os erros da humanidade, e que continuam comprometendo o meio ambiente e a biodiversidade do planeta Terra, que pode levar a humanidade a caminhar para a sua própria extinção.

    O meio ambiente e a biodiversidade sempre precisaram e continuarão precisando do zelo da humanidade, pois o efeito dominó que já expus na internet, em várias oportunidades, ele sempre será devastador.

    A Amazônia pode / deve ser melhor ocupada – continua correndo o risco de se tornar uma extensa savana, com perda muito alta da sua biodiversidade.

    Precisamos reverter as situações das áreas mortas dos mares e oceanos – os mares e oceanos não podem continuar sendo o “lixão” da poluição da humanidade.

    Nota: leia quero minha visão de volta (– você pode estar precisando da excelente ajuda apresentada pelo autor.

    Um abraço fraterno a você, membro / colaborador (ou pretendente),

    Missao Tanizaki
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (com problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (novo)
    Equipe BR do Aguapé
    Tudo por um Brasil e mundo melhor

  2. 2 Alex José Zamorano Lopes 26/06/2012 às 17:51

    Existe a floresta amazônica porque chove, não chove porque tem a floresta. A atividade humana é muito pequena em vista da natureza, em relação à emissão de CO2, e também o CO2 é benéfico, pois não é um poluente. Necessita de mais clareza e verdade para fazer o que é correto, e se preocupar com o que é necessário tanto à natureza e ao homem. Infelizmente, o Brasil não sabe o que esta fazendo ao criar essas hipócritas leis ambientais, porém a poluição irá continuar da mesma forma, sem falar no atraso e desigualdade que o país está ainda sofrendo, é uma vergonha…


  1. 1 O escândalo cientificista « Arauto do Futuro Trackback em 03/12/2009 às 22:20

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Acessos ao blog

  • 444,594 acessos

Responsável pelo blog


%d blogueiros gostam disto: