Reino Unido torna-se uma nação negacionista

O Reino Unido hoje tornou oficial. Com o lançamento do guia revisado sobre mudanças climáticas da Royal Society, organização científica proeminente da nação, o Reino Unido agora formalmente se junta às fileiras das nações que têm dúvidas em relação às mudaças climáticas e sobre a atividade dos humanos como causa delas. A ciência sobre as mudanças climáticas já não é mais uma certeza, diz agora a Sociedade.

Mudanças climáticas: um sumário sobre a ciência foi encomendado em maio, após a revolta de 43 membros da Royal Society, que achavam que a Sociedade tinha atuado mais como advogado de cabeça quente do que como cientista de cabeça fria. O seu presidente anterior, Lord May, tinha particularmente irritado os cientistas da Royal Society, afirmando, sem ter costurado a sua filiação, que “o debate sobre mudanças climáticas estava encerrado” e que “por um lado, você tem toda a comunidade científica e, por outro, você tem um punhado de pessoas, metade delas malucos”.

O debate agora não está mais oficialmente encerrado, diz a Sociedade. “O tamanho do aumento de temperatura futuro e outros aspectos das mudanças climáticas, especialmente em escala regional, ainda estão sujeitos à incerteza”, explica, parecendo repreender os cientistas que tentaram fazer previsões assustadoras sobre o futuro que não tinham base na ciência: “há pouca confiabilidade nas projeções específicas de futuras mudanças climáticas regionais, exceto em escalas continentais”.

Além disso, a Royal Society agora diz que tão pouco se sabe sobre os diferentes climas de hoje e do passado que “algumas incertezas, provavelmente, nunca serão significativamente reduzidas”.

Para ver o quão longe a Royal Society foi, em suas declarações anteriores sobre as mudanças climáticas, veja o seu notório documento de 2005, “Um guia para os fatos e ficções sobre as mudanças climáticas“.

O texto acima é uma tradução livre do artigo de Lawrence Solomon publicado no Financial Post. Para ver o original, clique aqui

.

Anúncios

0 Responses to “Reino Unido torna-se uma nação negacionista”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Acessos ao blog

  • 434,818 acessos

Responsável pelo blog


%d blogueiros gostam disto: