Temperaturas mensais globais

Temp Méd 1996-2012
A temperatura média mensal global, que inclui a temperatura da água da superfície do mar e a temperatura do ar superficial dos continentes, varia ao longo do ano mais ou menos uns 3,5 °C.

O mês de menor temperatura costuma ser janeiro, ainda que não sempre, pois pode ser em alguns anos dezembro ou fevereiro. A temperatura média global de janeiro ronda os 12,5 °C.

Os meses de maior temperatura costumam ser julho ou agosto. A temperatura média global costuma rondar os 16 °C.

O hemisfério norte é o que domina o ciclo global anual das temperaturas, já que o hemisfério sul é muito mais oceânico e as diferenças de temperatura mensais nele são menos acentuadas. Por isso, o gráfico acima tem a forma que tem, sendo os meses mais calorosos do ano na escala global os do verão do hemisfério norte – junho, julho e agosto – apesar de serem os mais frios no hemisfério sul. E com o inverno (no hemisfério norte) acontece o mesmo. Os meses mais frios em escala global – dezembro, janeiro e fevereiro – são os mais cálidos no hemisfério sul.

O gráfico* representa as variações das temperaturas médias mensais globais de janeiro de 1996 a outubro de 2012. O gráfico não dá margem ao alarmismo. Esta é a razão principal, mas não a única, pela qual, apesar de falar-se tanto do “preocupante” aquecimento global, não costuma ser publicado. Como se um doente imaginário e queixoso estivesse sempre preocupado com a sua febre, embora nunca diga qual a sua temperatura ou quanta febre tem… – ah, não sei, mais que ontem e menos que amanhã…

*Foi construído a partir do gráfico de anomalias mensais que publica o GISS (Instituto Goddard de Estudos Espaciais) e os dados de temperaturas médias mensais do século XX publicados pelo NCDC-NOAA. Há duas escalas. O ponto de origem de coordenadas da primeira, a das temperaturas absolutas, é algo subjetivo, pelo que as cifras as coloquei entre parêntesis. Supus que as diferenças médias mensais do século XX que o NCDC nos fornece são semelhantes às do período de 1951 a 1980, que é o utilizado como referência de base pelo GISS.

Ref.: Anomalias mensais GISS
NCDC: Global Surface Temperature Anomalies

O post acima é uma tradução livre do blog CO₂, de Antón Uriarte. Para ver o original, clique aqui

.

3 Responses to “Temperaturas mensais globais”


  1. 1 Fernando Fonseca 07 dezembro 2012 às 1:12 pm

    Esse é o Blog que eu não deixo nunca de ver. É melhor estar infomado que entrar na paranóia da mídia / Al Gore / Thatcher. Que tem / tinham objetivos políticos indizíveis.

  2. 2 Vivian Alves Trajano de Oliveira 14 dezembro 2012 às 11:33 pm

    Onde vocês pegam esses gráficos? Tem gráficos como este desde 1900, por exemplo?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Acessos ao blog

  • 419,417 acessos

Responsável pelo blog


%d blogueiros gostam disto: