Japão e Alemanha confiam no carvão

À falta de gás e nucleares, carvão. Não se costuma divulgar muito porque se supõe que o carvão é antiquado e “sujo” (e os japoneses, modernos e muito limpos), mas resulta que o Japão é o maior importador de carvão do mundo.

Esse posto de líder importador que o Japão mantém há muitos anos ele estava por perder pelo incremento das importações chinesas, mas após o acidente de Fukushima e o fechamento das centrais nucleares, a produção e as importações voltaram a disparar-se. A Tepco, a companhia de eletricidade japonesa, dobrou o uso do carvão no último ano.

O gás liquefeito que ainda importam em grandes quantidades está a um preço três ou quatro vezes superior ao que se paga pelo gás nos EUA. Para as centrais termoelétricas, o carvão importado é muito mais barato. Além disso, o Japão saiu definitivamente há um ano do absurdo Protocolo de Kioto e já não tem que pagar cotas de CO₂, com o que o único que se pretendia era encarecer o carvão e dar gosto às paranoias ecologistas.

As novas centrais termoelétricas a carvão do Japão são muito limpas (sempre que não se acredite no clichê de que o CO₂ é “sujo” ou mal). Novas centrais com muitos megawatts de potência estão entrando em funcionamento, sem propaganda alguma.

Na Alemanha ocorre algo parecido, com a diferença que na Alemanha cresceu a produção própria de lignito e foram abertas nos anos recentes, com grande sigilo, novas minas a céu aberto, e novas grandes centrais termoelétricas que utilizam esse combustível autóctone, grande emissor de CO₂. A Alemanha é atualmente e desde há tempos o maior produtor mundial de lignito, 17 % do total global, e o utiliza massivamente na produção de eletricidade.

E as renováveis? Hoje em dia, no Japão, na Alemanha e na Cochinchina, seguem sendo um capricho e uma ruína.

Electricity production in Japan

O post acima é uma tradução livre do blog CO₂, de Antón Uriarte. Para ver o original, clique aqui

.

Anúncios

0 Responses to “Japão e Alemanha confiam no carvão”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Acessos ao blog

  • 456,425 acessos

Responsável pelo blog


%d blogueiros gostam disto: