Cúpula do Clima de 2014

A conferência climática da ONU em Nova York na próxima terça-feira – chamada de Cúpula do Clima de 2014 – é para políticos, celebridades e caçadores de negócios. Não é sobre a ciência do clima, nem sobre como salvar a Terra das “emissões de carbono” dos combustíveis fósseis.

Aqui estão dez maneiras de dizer que as Nações Unidas não estão realmente interessadas no clima. Alguns de nós suspeitávamos há mais de 20 anos que isso iria acontecer, quando o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) começou a ser formado para ajudar a combater o aquecimento global.
1. Com as tecnologias atuais, não há nenhuma maneira de irmos além dos 15% ou 20% de energias renováveis nos próximos 20 anos ou mais…, mesmo que sejam extremamente caras. Não importa o quanto você se preocupa sobre de onde vem a sua energia, emoções triunfam sobre a física e a economia.
2. A ONU não quer nem saber que o aquecimento global parou há 17 anos. Isso não importa. Em frente, a todo vapor.
3. Os próprios modelos climáticos da ONU sobre-estimaram grosseiramente o aquecimento. Isso não importa. Em frente, a todo vapor.
4. Cientistas e políticos passaram a culpar as mudanças climáticas pelos eventos climáticos extremos. Como se nós nunca tivéssemos visto mal tempo antes…, fala sério! (Ah, caso você não saiba, o mal tempo não está piorado).
5. As pegadas de carbono dos participantes da Cúpula do Clima da ONU são muito superiores às das pessoas normais, e eles não se importam. Voos em aviões a jato por todo o mundo, viagens e jantares em grande estilo, e dizem para um bilhão de pobres que não podem ter eletricidade barata? Isso é superioridade moral?
6. Leonardo DiCaprio, Mensageiro da Paz da ONU. Al Gore, Prêmio Nobel da Paz e do capitalismo clientelista. Nada mais a dizer, então.
7. Os líderes da Austrália, da China, da Índia, do Canadá e da Alemanha estão pulando fora da reunião de terça-feira. Eles têm problemas reais para atender, aqueles que não são fabricados.
8. Um alto funcionário da ONU admitiu que o objetivo da questão do clima é a redistribuição da riqueza. Naomi Klein admitiu o que Obama, Kerry e Clinton não admitiram: é sobre parar o capitalismo. A menos que você seja um amigo do capitalismo clientelista recebendo subsídios de energias verdes.
9. O que eles não podem admitir é que o reverdecimento global e o aumento da produtividade agrícola global é o resultado de colocarmos algumas moléculas de CO₂ de volta onde estavam antes – na atmosfera. Ainda estou prevendo que algum dia vamos perceber que mais CO₂ é uma coisa boa.
10. Relatórios climáticos da ONU exageraram e deturparam a ciência. Por exemplo, o aquecimento profundo dos oceanos ao longo dos últimos 50 anos é descrito em termos de zilhões de joules (que soa impressionante) e não o que realmente foi medido, centésimos de um grau Célsius (que não soa tão impressionante assim). O desequilíbrio energético planetário médio resultante, se é que ele realmente existe, é de apenas uma parte em mil.

Como já disse antes, eu realmente não me interesso em saber de onde a nossa energia vem, contanto que ela seja abundante e barata. Mas contar aos pobres que eles só podem ter energia de cortesia, a menos que desembolsem bastante dinheiro – isso vai acabar matando pessoas. Muitas pessoas.

É com isso que a ONU deveria estar preocupada…, não em fazer reuniões em Bali e em Cancun.

O post acima é uma tradução livre do blog do Dr. Roy Spencer, Ph. D.. Para ver o original, clique aqui

.

Anúncios

0 Responses to “Cúpula do Clima de 2014”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Acessos ao blog

  • 434,818 acessos

Responsável pelo blog


%d blogueiros gostam disto: