Caterva de ignorantes

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) publicou ontem no YouTube um trailer de menos de dois minutos com a síntese do seu 5º relatório de avaliação (AR5).

“A influência humana no sistema climático é clara, e se quisermos limitar as mudanças climáticas, precisamos reduzir a emissão dos gases de efeito estufa de maneira substancial e sustentável”.

De acordo com a cartilha de Goebbels: mensagem simples e objetiva. Mentira que, repetida inúmeras vezes, torna-se verdade…

Começando pelo começo, não há nada claro em relação à influência das atividades humanas no sistema climático, senão o contrário. E a influência do Sol? E a influência das nuvens? E a interação entre esses dois fatores, e todos os demais? Ninguém, em sã consciência, deveria acreditar numa afirmação tão simplista quando se trata de um sistema tão complexo como o climático. E, no entanto, o que se vê é que a receita de Goebbels funciona…

A previsão do tempo não acerta como se comportará o tempo depois de amanhã, e pretendem vaticinar como será daqui a 20, 50 ou 100 anos? Uma piada! Os modelos climáticos em computador, da forma como têm sido manipulados, são um desperdício, brincadeira cara e inútil, pois o que se verifica é bem diferente do que já foi previsto. A variabilidade natural do tempo é enorme, e o que estamos observando não é extraordinário.

O problema não está bem definido – pode ser que ele nem exista – e a solução proposta é a redução das emissões dos gases de efeito estufa, principalmente representados pelo dióxido de carbono, CO₂. Mais Goebbels. Convém lembrar, porém, que o Sol, a água e o CO₂ são essenciais para a fotossíntese e para a vida – tal e como a conhecemos – no planeta Terra. O CO₂ não é um poluente!

O planeta Terra está se tornando cada vez mais verde, fenômeno que tem sido chamado de “global greening”. Mais CO₂ na atmosfera da Terra tem sido um benefício para a vida em geral. As incertezas sobre a quantificação das emissões naturais de CO₂ são maiores que as emissões estimadas decorrentes da atividade humana, o erro é maior que a medida.

A foto abaixo, extraída do referido vídeo, é a constatação de que estão tentando enganar os incautos. O que se vê nessa foto?

Nuclear power plant at nightBem, para os que não sabem, trata-se de uma central nuclear de geração de energia elétrica, e as três torres que se vê são de refrigeração e condensação de vapor da planta geradora, e as colunas de fumaça branca que se vê saindo das torres são de vapor de água… Uma planta nuclear não emite CO₂. A intenção ao usar a imagem é que é clara: impactar a massa. Caterva de ignorantes…

.

Anúncios

1 Response to “Caterva de ignorantes”


  1. 1 Leitor de Portugal 06/11/2014 às 11:58

    Rigorosamente correto, Sr. Engº.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Acessos ao blog

  • 434,818 acessos

Responsável pelo blog


%d blogueiros gostam disto: