“Efeito estufa” é “fake news”!

O que ocorre em uma estufa: o ar interno fica retido por uma estrutura física – filmes plásticos, materiais compostos (policarbonato, por exemplo), vidro – e se aquece internamente pelo calor do Sol irradiado a partir das plantas, do solo e das superfícies internas.

O que ocorre na natureza, a céu aberto: a temperatura média na superfície é de 14 °C e, na medida em que subimos na troposfera (os primeiros 10 a 12 km da atmosfera, medidos a partir da superfície do planeta, onde encontra-se 80% da massa da atmosfera), a temperatura diminui gradativamente, chegando a -60 °C no limite com a estratosfera, e não há nenhuma estrutura de impedimento para a livre circulação do ar.

O que se verifica mais recentemente é um pequeno aquecimento na superfície, em algumas regiões no hemisfério norte, mas não se verifica um aquecimento na troposfera, sejam por medições de satélites, sejam por medições diretas de balões meteorológicos.

Um corpo frio (o ar mais frio, mais acima) não pode “esquentar” um corpo quente (o próprio ar, mais quente, mais abaixo). Lei zero da termodinâmica. Portanto, quando muito, a atmosfera pode retardar a perda do calor irradiado a partir da superfície, mas não é capaz de “reter o calor” e então “nos aquecer”, de cima para baixo…

Em outras palavras, os fatos não correspondem à tese.

Nos últimos 2 mil anos – para não ir muito mais atrás – a superfície da Terra já esteve inicialmente mais quente e depois mais fria do que atualmente por causas naturais.

O Sol, a água e o CO₂ são essenciais para a fotossíntese e para a vida – tal e como a conhecemos – no planeta Terra, o CO₂ não é um poluente!

A concentração de CO₂ no ar seco é de cerca de 400 ppm (0,04%) e a atividade humana representaria cerca de 3% das emissões naturais, menos que a incerteza dessa medição…

.

0 Respostas to ““Efeito estufa” é “fake news”!”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Acessos ao blog

  • 515.871 acessos

Responsável pelo blog


%d blogueiros gostam disto: